domingo, 11 de janeiro de 2009

Doença?Realidade?

O ciúme é um tipo de sentimento que acomete inúmeros seres humanos. Ocorre quando há distorção do sentimento de zelo e cuidado para com uma determinada pessoa. Ao contrário do que se pensa, o ciúme é um sentimento pessoal, voltado para quem o sente.

O ciúme se manifesta: - perante uma ameaça à solidez de um relacionamento; - diante da possibilidade de perda da pessoa por quem se tem ciúme; - ou quando se detecta a perda da exclusividade em relação ao sujeito passivo do ciúme.

Essas afirmações se diferem do que se pensava antigamente, já que acreditavam que o ciúme era um sentimento positivo, visto como uma prova de amor.

Existem pessoas que desde a infância desenvolvem esse sentimento, ocorre aproximadamente aos quatro anos de idade, quando a criança se identifica com um dos pais (o do mesmo sexo que ela) e sente ciúme deste até mesmo quando seu (sua) parceiro (a) se aproxima.

Em geral, o ciúme se manifesta por instabilidade na relação, dúvidas, raiva, medo, vergonha por parte de um membro do casal ou dos dois. Pode ser considerado normal quando ocorre em determinadas situações, como ser excluído e ou rejeitado pelo parceiro (a) ou ainda quando um terceiro (a) passa a buscar a atenção desse; pode ser tensional quando provoca sentimentos desagradáveis como angústia e fragilidade ligados à relação e ainda patológico quando a insegurança proporcionada pelo ciúme promove reações e certezas infundadas.

Em relação ao ciúme patológico, é considerado distúrbio paranóico pela psiquiatria, pois seu portador não diferencia fantasia e imaginação da realidade. É caracterizado por extrema desconfiança, constante busca de provas e confissões. A pessoa com este tipo de paranóia sente-se ansiosa, depressiva, humilhada, com desejo de vingança e com aumento da libido. Tal distúrbio, se detectado, deve ser rapidamente tratado, pois pode induzir seu portador a tomar atitudes extremamente perigosas.