terça-feira, 28 de abril de 2009

Li e Gostei.. : ) 02

Relações afetivas

Flavio Gikovate - Psicoterapeuta

Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o inicio deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.

O que se busca hoje é uma relação onde exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto... Nada daquela relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade está fadada a desaparecer neste século. O amor romântico muitas vezes acha que somos uma fração e precisamos encontrar a metade que nos complete. Muitas mulheres se despersonalizam... algumas deixam até de ser elas mesmas e viram o outro!

A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso... E isso faz a diferença!

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...